Home
  Perfil Profissional
  Quem Atendemos
  Artigos
  Receitas
  Contato
  Localização


Últimas atualizações
Artigos
  21/03/2014
Alimentos Funcionais e Câncer de Mama
 
Receitas
  16/10/2013
Bolo de Cenoura sem Glúten
 

 

14/05/2012 - OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DO LEITE DE ARROZ  
   
O Leite de arroz é um leite feito a par­tir do arroz. Como leite de soja e leite de amên­doa, o leite de arroz é seguro para aque­les que sofrem de intol­erân­cia à lac­tose. O Leite de arroz tam­bém é baixo em gor­dura, o que o torna um bom sub­sti­tuto do leite de vaca.




O que é o leite de arroz?
O Leite de arroz é feito de arroz cozido, xarope de arroz e amido de arroz inte­gral. Os Fab­ri­cantes fre­qüen­te­mente adi­cionam agentes espes­santes ao leite de arroz com­er­cial. O Leite de arroz pode ser adoçado com açú­car e alguns fab­ri­cantes uti­lizam de bau­nilha para fazer leite de arroz ter sabor mais pare­cido com o leite de vaca. O Leite de arroz geral­mente é mais doce que o leite de vaca.

O Leite de arroz é pop­u­lar entre os veg­e­tar­i­anos e veg­ans, porque não con­tém pro­du­tos de origem ani­mal ou sub­pro­du­tos. O Leite de arroz tam­bém é bom para pes­soas que são intol­er­antes à lactose.



O valor nutri­cional do leite de arroz
O Leite de arroz con­tém mais car­boidratos do que o leite de vaca. No entanto, ao con­trário do leite de vaca, o leite de arroz não con­tém lac­tose nem coles­terol. Isto o torna mais saudável para o seu coração, bem como seguro para aque­les que são intol­er­antes à lactose.

O Leite de arroz não con­tém tanto cál­cio ou pro­teína como o leite de vaca. Já que o leite de arroz não con­tém uma grande quan­ti­dade de pro­teína, aque­les que usam leite de arroz como um sub­sti­tuto do leite deve plane­jar incluir mais pro­teína em sua dieta por out­ros meios. A maio­ria das mar­cas com­er­ci­ais de leite de arroz, no entanto, são enrique­ci­das com cál­cio. É por isso que uma porção de leite de arroz for­ti­fi­cado fornece a mesma quan­ti­dade de cál­cio como uma porção de leite de vaca.

O Leite de arroz é tam­bém fre­quente­mente enrique­cido com niacina, vit­a­m­ina B12, vit­a­m­ina A, vit­a­m­ina D e ferro.

Uma xícara de leite de arroz con­tém aprox­i­mada­mente 140 calo­rias, em com­para­ção a 185 calo­rias em uma xícara de leite inte­gral de vaca, e 97 calo­rias em uma xícara de leite de vaca desnatado. O Leite de arroz con­tém cerca de três gra­mas de gor­dura por copo, enquanto o leite de vaca inte­gral con­tém cerca de 11 gra­mas por xícara. No entanto, leite de arroz ainda con­tém mais gor­dura do que o leite de vaca desnatado, que con­tém menos de meio grama de gor­dura por uma porção.



Sub­sti­tuir leite de vaca com leite de arroz
O Leite de arroz pode ser uma forma saborosa e de baixo teor de gor­dura para sub­sti­tuir o leite de vaca em sua dieta, espe­cial­mente se você é intol­er­ante à lac­tose ou adversa a con­sumir pro­du­tos ani­mais. O Leite de arroz é tam­bém uma alter­na­tiva saborosa para veg­ans e veg­e­tar­i­anos que são alér­gi­cos à soja. Enquanto o leite de arroz não ofer­ece os bene­fí­cios de saúde da soja, mas ainda é saudável.

Muitas pes­soas fazem o leite de arroz em casa. Enquanto o leite de arroz é fácil e barato de fazer, leite de arroz caseiro não tem o bene­fí­cio de ser nutri­cional­mente for­ti­fi­cado.

Se você estiver sub­sti­tuindo o leite de vaca em sua dieta com leite de arroz, escolha uma var­iedade de leite de arroz que é for­ti­fi­cado com cál­cio, vit­a­m­ina A e vit­a­m­ina D.

O leite de arroz não con­tém muito dessas vit­a­m­i­nas e min­erais, assim se beber leite de arroz for­ti­fi­cado irá garan­tir que uma xícara de leite de arroz dá-lhe as mes­mas vit­a­m­i­nas e min­erais que um copo de leite de vaca.

Fonte-Alimentação,Saudável e Saúde.
 
   
   
As informações expressas no site
www.nutricaoequilibrioesaude.com.br
apenas possuem caráter informativo.
 
 Voltar   
Consultório:
Avenida Francisco Matarazzo, 229
Conjunto 91
Perdizes - SP
Cep-05001-000
Tels:11-99270-6312 /11-99309-3514.
Copyright © 2014 – Nutrição Equilíbrio e Saúde